Primeira Semana de Hemodiálise

Ora comecei a fazer hemodiálise no Hospital de Coimbra, e no dia a seguir, já fiz cá em Aveiro.
As coisas têm corrido bem, são quatro horas à Segunda, Quarta e Sexta, que passo a ler ou ao computador. No final fico com a cabeça um pouco carregada, que dizem ser normal nos inicios.
Embora ainda urine, a partir do primeiro momento que se faz a Hemodiálise, o rim começa a ficar ainda mais preguiçoso. E dei conta disso, quando passado dois dias levava mais 2 kg, sabendo perfeitamente que não tinha sido de alimentação mas sim dos cerca de 4 lt de água que bebIA diáriamente.
A partir desse dia, tenho andado desesperada a controlar a água que bebo. Ora lavo os dentes para ficar com o hálito mais fresco, ora cubos de gelo na boca, ora bochechar água e deitar fora... eu sei lá... e com este calor...
Os insuficientes renais que já não urinam podem beber 500ml de água, eu posso beber a quantidade que urino mais 500ml. Ora... eu já não urino 4lt, mas cerca de 1lt por dia. E a água contida nos alimentos também conta.
Ora posso dizer que o mais me tem custado, é realmente a sede que passo.

Acontece porém ... que na ultima sessão de hemodiálise as coisas correram mal. Pois..
A agulha saiu do sitio, e a enfermeira tentou meta-la novamente. Parecia tudo a funcionar, mas o sangue começou a coagular e acabei por "rebentar" uma veia. (Infelizmente não sei os nomes técnicos destas coisas.)
Quando disse que me estava a fazer uma pressão no braço, pois é suposto não sentir qualquer dor, já eu estava cheia de sangue por todo o lado.
Foi um correrio naquela sala. 5 enfermeiras e o médico.
Posso dizer que nunca entrei em pânico. Apenas estava preocupada se isso faria com que parasse a minha fistula, pois aí estava o caldo entornado.
Tentaram desentupir a veia, tentaram reiniciar a diálise, mas nada. A fístula estava dura.
Devolveram 1 seringa do meu sangue e tentaram dar-me também pela fístula ferro. No entanto, o ferro nao estava a correr e formou uma bola no meu braço.
Ou seja... hoje tenho o meu antebraço que no local da fístula parece que tenho cá dentro a bola de ténis que a minha cadela Dalila tanto gosta de brincar.
Isto aconteceu ontem, e toda a tarde me senti mesmo fraquinha, até dormi de tarde que é coisa que nunca consigo.
Hoje, já acordei bem. Levantei-me às 6h e fui passear pela areia e acabei com um banho de 30minutos no mar.
Estou muito melhor. O segredo é mesmo não desanimar!!!

1 comentário:

  1. Este é um anúncio público para todos que querem vender um rim, temos pacientes que precisam de um transplante de rim, por isso, se você estiver interessado em vender um rim, por favor entre em contato conosco em nosso e-mail em iowalutheranhospital@gmail.com
    Você também pode ligar ou escrever para nós no whatsapp em +1 515 882 1607.

    OBSERVAÇÃO: Sua segurança está garantida e nosso paciente concordou em pagar uma grande quantia de dinheiro para qualquer pessoa que concordar em doar um rim para salvá-lo. Esperamos ouvir de você, para que você possa salvar uma vida.

    ResponderEliminar