Insuficiência Renal Crónica - O meu último dia sem hemodiálise

Não sei bem por onde começar, pois sobre este tema tenho tanto para dizer ...

Fui diagnosticada como Insuficiente Renal Crónica em Janeiro de 2008, numa consulta de nutrição no Hospital de Aveiro. As análises foram repetidas, pois ficaram incrédulos com tal facto, eu que na altura tinha apenas 31 anos.
Na verdade, todos os anos fazia análises clínicas e já há alguns que o resultado da proteinúria na urina era desvalorizado pelo médico de família. Todos os anos me dizia "Tem que comer menos carne" .

Fui enviada para os hospitais da universidade de Coimbra, e aí tenho vindo a ser acompanha. Bem acompanhada, sinto eu.

Para me preparar para hemodiálise foi efectuada uma fístula artereo venosa no braço esquerdo, que deixou de funcionar passado um tempo, e posteriormente em 2011 fiz outra no braço direito, que mais tarde tive que a superficializar.

Na semana passada, no final de junho 13, os resultados das análises diagnosticaram um valor de creatinina muito elevado 6. O nefrologista que há mais de um ano que me vinha a dizer que estava a chegar a hora, disse que a hora não era mais para o mês que vem. Era agora!
Com uma história bem contada e com a vinda do calor, ele lá aceitou que eu repetisse as analises dali a 6 dias.
Ontem ...
E o valor de creatinina já não era de 6, mas sim de 7.

Cheguei ao fim da linha.
Os meus 2 rins juntos, têm hoje uma taxa de filtração inferior a 6%, quando em estado normal deveria ter 200.
A minha filha chorou abraçada a mim, ela que é tão contida nos seus sentimentos, no seus quase 14 anos. O meu namorado deu-me força, palavras de esperança, promessas que nunca poderá cumprir de dias melhores e mais coloridos.

Por mais que tenha estado 5 anos à espera, por mais que tenha estado os 6 dias a mentalizar-me para o início tão anunciado, na verdade não estou. E é já amanhã.

Estão muitos receios aqui dentro, muitas dúvidas, medo ... muito medo.
Mas por incrivel que pareça, sinto-me em paz e fui trabalhar, fui também levar a gata ao veterinário para ser operada, passear de cabriolet com a minha filha e a Inês com a música muito alto. Saber finalmente as notas. Deixo também a casa impecável (com a grande ajuda da D. Delcina).
Desde ontem que preparo tudo para amanhã.
O "primeiro dia do resto da minha vida"

Sem comentários:

Enviar um comentário